Análise do Morfema “WA” da língua japonesa do ponto de vista pragmático-discursivo

  • Yüki Mukai
Palavras-chave: Pragmática Discursiva/Estrutura informacional, pressuposição mútua, tópico sentenciai ontrastivo, informação dada/nova no nível pragmático-discursivo, morfema wa pressuposto-cooperativo/unilateral-estratégico.

Resumo

O objetivo de nossa análise sobre o morfema gramatical wa da língua japonesa é o de provarmos,do ponto de vista pragmático-discursivo, que o wa é,além de ser um morfema que indica a quantidade e qualidade informacional,um morfema representado em forma léxico-gramatical,refletindo não apenas a (pre-)suposição com relação à informação/conhecimento que os interlocutores possuem {i.e., estado mental no sentido restrito),mas também as intencionalidades imprimidas ou as estratégias comunicativas utilizadas por esses interlocutores em uma dada situação de discurso {i.e., estado mental no sentido amplo).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Mukai, Y. (1). Análise do Morfema “WA” da língua japonesa do ponto de vista pragmático-discursivo. Estudos Japoneses, (23), 91-120. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i23p91-120
Seção
não definida