Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”

Autores

  • Fernando Carlos Chamas
  • Madalena Hashimoto Cordaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i24p21-37

Palavras-chave:

Pintura japonesa,período Edo, poetas-pintores,bunjinga, Ikeno Taiga.

Resumo

Tomando por objeto as pinturas de paisagens (shinkeizu) do pintor Ike-no laiga (1723-1777) e relacionando-as com as tradições da era clássica (Yamato-e, waka, literatura de diários) e medieval (meisho-e,haikai, literatura dos retirados) e com certas discussões filosóficas (aspectos do taoísmo,xintoísmo,zenbudismo e neoconfucionismo) do período em que o pintor se insere,busca-se fazer uma análise de sua nova forma de representação visual,baseada na experiência empírica,e de suas características enquanto importante faceta da cultura citadina de Edo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Chamas, F. C., & Cordaro, M. H. (2004). Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”. Estudos Japoneses, (24), 21-37. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i24p21-37

Edição

Seção

não definida