Tránsitos y conexiones en un contexto transnacional. Trabajo etnografico en una colonia agrícola japonesa de Pernambuco

Autores

  • Martín Fabreau Facultad de Humanidades y Ciências de la Educación

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i30.143031

Palavras-chave:

Imigração Japonesa em Pernambuco, Colônia Japonesa de Rio Bonito PE, Transnacionalismo, Identidade na Globalização, Etnografía.

Resumo

Neste texto, eu procuro apresentar os principais resultados da minha dissertação de mestrado, fruto de dois anos de trabalho etnográfico com foco na Colônia Agrícola Japonesa de Rio Bonito - PE, um dos três pontos principais de concentração nikkei no Estado de Pernambuco junto com Recife e Petrolina. Além de fazer uma composição de lugar historiográfica e cultural,tento mostrar e abordar a emergência de dinâmicas transnacionais e de entender como operam em diferentes espaços de sociabilidade. Os colonos de Rio Bonito sempre têm estabelecido e estabelecem até o dia de hoje, diversas conexões Brasil-Japão, Bonito-Recife Bonito-Sudeste, e isso tem um correlato na formação de comunidades que transcendem o local assim como também na configuração de novas sínteses identitárias. Desta forma mostro a identidade operando em dois planos em tensão: o plano local e o global.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martín Fabreau, Facultad de Humanidades y Ciências de la Educación
    Docente de Antropologia Social y Cultural en la Licenciatura Binacional en Turismo (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - Universidad de la República),y en la Licenciatura en Ciencias de la Comunicación (Universidad de la República). Magister en Antropología por el Programa de Pós Graduação em Antropologia — Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Bolsista Capes. Licenciado en Antropología — Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Universidad de la República (Uruguay).

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Tránsitos y conexiones en un contexto transnacional. Trabajo etnografico en una colonia agrícola japonesa de Pernambuco. (2010). Estudos Japoneses, 30, 87-103. https://doi.org/10.11606/ej.v0i30.143031