Nostalgia, fuga e efemeridade em Hôjôki

Autores

  • Fernando Carlos Chamas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i32.143098

Palavras-chave:

kamo no chômei, hôjôki, mujò, religião e arte, fuga espiritual,

Resumo

A atitude de Kamo no Chômei (鴨 長 明 1153-1216) para viver em “retiro artístico” e sua obra Hôjôki (方 丈 s ) 1212, refletem não só o seu passado individual,mas também o final de período Heian (794-1185) e o declínio da aristocracia, bem como sua interpretação do budismo pelas emoções de nostalgia,fuga e efemeridade mujô (無 瓦 ).

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Biografia do Autor

  • Fernando Carlos Chamas, Universidade de São Paulo
    Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa com enfoque em Cultura Budista pela Universidade de São Paulo (USP).

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Edição

Seção

não definida

Como Citar

Nostalgia, fuga e efemeridade em Hôjôki. (2012). Estudos Japoneses, 32, 47-60. https://doi.org/10.11606/ej.v0i32.143098