Crenças sobre a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (Língua Estrangeira) em um curso universitário: uma analise da metodologia de ensino

Autores

  • Jaqueline M. Fukushi Universidade de Brasília
  • Yuki Mukai Universidade de Brasília. Instituto de Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i32.143100

Palavras-chave:

crenças, habilidade de fala, ensino da expressão oral da língua japonesa, abordagem, método.

Resumo

Este trabalho investiga a metodologia utilizada em sala de aula da matéria Japonês 一 Expressão O ral1(nível intermeaiano) de uma universidade pública e as crenças da professora e dos alunos da mesma matéria em relação à metodologia no que se refere à habilidade de fala. O objetivo deste trabalho é investigar e sistematizar (1)as abordagens,os métodos e as técnicas utilizadas pela professora e as suas crenças em relação aos mesmos e (2) as crenças dos alunos tanto em relação à metodologia utilizada pela professora,como também em relação à habilidade de fala. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e sua natureza é o estudo de caso. O estudo se dá em uma universidade pública do Distrito Federal, no curso de licenciatura em Língua e Literatura Japonesa. Os participantes foram a professora e sete alunos que atendem à matéria acima referida. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionários mistos, observação de aulas com notas de campo, gravações das aulas em áudio e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que a crença da professora da matena está relacionada com a abordagem da gramatica-tradução, mas, na realidade,a mesma utiliza o método direto e a abordagem comunicativa em sala de aula. Para os alunos desta pesquisa, falar é a habilidade lingüística mais importante e também a mais difícil. Apuramos também que os alunos encontram-se insatisfeitos com sua habilidade de fala.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline M. Fukushi, Universidade de Brasília
    Aluna de graduação do curso de Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília (UnB).
  • Yuki Mukai, Universidade de Brasília. Instituto de Letras
    Doutor em Lingüística Aplicada. Professor Adjunto do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).

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Edição

Seção

não definida

Como Citar

Crenças sobre a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (Língua Estrangeira) em um curso universitário: uma analise da metodologia de ensino. (2012). Estudos Japoneses, 32, 77-100. https://doi.org/10.11606/ej.v0i32.143100