Do prestígio e da construção da imortalidade: os Sanjûrokkasen através das três primeiras coletâneas imperiais e Man’yôshû

Autores

  • Silvia Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148813

Palavras-chave:

Sanjûrokkasen, Coleções imperiais, Fujiwara no Kintô

Resumo

Os Sanjûrokkasen de Fujiwara no Kintô é uma lista intrigante. Com trinta e seis poetas considerados por Kintô como exímios na composição poética, é possível, através da lista dos Sanjûrokkasen vislumbrar indícios da corte na Era Heian. Dado o status de Kintô como poeta e juiz de uta awase, a lista remete, em certa medida, ao imaginário da corte tanto quanto às suas preferências pessoais. Da mesma forma, as coletâneas imperiais nos fornecem evidências sobre quais poetas eram considerados dignos de terem seus poemas escolhidos – seja por talento ou por questões políticas – por seus pares ou gerações seguintes. Assim, tentando entender tal seleção que compõe os Sanjûrokkasen, foi mapeada e analisada a presença destes poetas nas três primeiras coleções imperiais, Kokinshû, Gosenshû e Shûishû, mais Man’yoshu.

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Biografia do Autor

  • Silvia Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional

    Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos Japoneses, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reis, S. (2017). Do prestígio e da construção da imortalidade: os Sanjûrokkasen através das três primeiras coletâneas imperiais e Man’yôshû. Estudos Japoneses, 38, 81-96. https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148813