A Contribuição narrativa dos elementos visuais na formação de espaços fílmicos em seguindo em frente (Aruitemo Aruitemo)

Palavras-chave: Cinema japonês, Composição visual, Espacialidade, Narrativa, Enquadramento

Resumo

Na intersecção entre pintura e cinema, um dos pontos em comum é a composição visual. Ela é constituída por elementos como formas, texturas, linhas, volumes e outros itens que tornam os integrantes visíveis, seja num quadro ou filme. Além desses, estão disponíveis a perspectiva, ponto de fuga e profundidade de campo que, por vezes, podem ser verificados em obras artísticas. Nesse artigo, desejamos verificar até que ponto a organização dos elementos cênicos e escolhas estéticas em Seguindo em frente (2008), de Koreeda Hirokazu, trabalham para auxiliar no avanço narrativo. Para o embasamento teórico, as pesquisas de Jacques Aumont, na área de estudos da imagem e confluência entre artes visuais e cinema, terão destaque e servirão como principal fonte consultada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-08
Como Citar
Sugai, M. (2018). A Contribuição narrativa dos elementos visuais na formação de espaços fílmicos em seguindo em frente (Aruitemo Aruitemo). Estudos Japoneses, (40), 101-115. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i40p101-115
Seção
Artigos