Fabulações do Japão tradicional nas artes contemporâneas

Autores

  • Christine Greiner Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Estudos Orientais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i45p11-23

Palavras-chave:

Dança japonesa contemporânea, Japão tradicional, Fabulação

Resumo

Artes tradicionais do Japão, como a cerimônia do chá, as danças, os teatros e as gravuras do mundo flutuante (ukiyo-e) sempre despertaram grande fascínio, tanto entre artistas japoneses como estrangeiros. No entanto, os modos de lidar com a tradição variam muito, desde o aprendizado de técnicas específicas concernentes a linguagens diversas (a dança Fujima, a xilogravura ou o teatro nô) até o uso de metodologias de criação e a apropriação de princípios estéticos e modos de percepção (como o intervalo de espaço-tempo ma, o mitate e assim por diante). Esta pesquisa discute como essas estratégias vem desencadeando fabulações do Japão tradicional através da reativação de situações particulares que não olham apenas para o passado, mas lançam indagações para o futuro, dialogando com temas contemporâneos relativos a questões de gênero, estados de violência e vulnerabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christine Greiner, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Estudos Orientais

    Professora livre-docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Estudos Orientais.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Che cos’è Il Contemporary? Rome: Nottetempo, 2008.

ANAN, Nobuko. Contemporary Japanese Women’s Theater and Visual Art. New York: Palgrave MacMillan, 2016.

BERQUE, Augustin. Du geste à la cité. Paris: Gallimard, 1993.

BRECHER, W. Puck. The Aesthetics of Strangeness, Eccentricity and Madness in Early Modern Japan. Honolulu: University of Hawaii Press.

CLARK, Timothy et al. Shunga, sex and pleasure in Japanese Art. London: The British Museum, 2013.

DELEUZE, Gilles; FÉLIX, Guattari. Kafka: toward a Minor Literature, trans. Dana Polan. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1986.

GUNJI, Masakatsu. Buyo, the classical dance. New York: Weatherhill/Tankosha, 1970.

GUNJI, Masakatsu. Kabuki. Trans. John Bester. Tokyo: Kondansha International, 1985.

HATANAKA, Minoru; Takada Akira, Shiba Shunichi. Dumbtype Voyages. Tokyo: NTT Publishing, 2002.

ISOZAKI, Arata. Japan-ness in Architecture. Trans. by David B. Stewart. MIT Press, 2011.

KHAN, David M. Questions of Cultural Identity and Difference in the work of Yasumasa Morimura, Mariko Mori and Takashi Murakami. Doctoral thesis, Canterbury University, 2007.

KOMPARU, Kunio. The Noh Theater, Principles and Perspectives. Trans. Jane Corddry and Stephen Comee. New York: John Weatherhill, 1983.

HALBERSTAM, Jack. The Queer Art of Failure. Durham: Duke University Press, 2011.

HANE, Mikiso. Peasants, Rebels, Women and Outcastes, the underside of Modern Japan. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 1982.

LÉVY, Christine. Genre et modernité au Japon, la revue Seitô et la femme nouvelle. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2014.

LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine, la suite. Brussels: Contredanse, 2007.

MATSUI, Midori. The Age of Micropop: the new generation of Japanese Artists. Tokyo: Parco, 2007.

MEZUR, Katherine. “Cute Mutant Girls: Sweetness and Deformity in Contemporary Performance by Young Japanese Women” in Eckersall Peter, UCHINO, Tadashi; MORIYAMA, Naoto (eds.). Alternatives Debating Theater Culture in the Age of Con-Fusion. Brussels: Peter Lang, 2004.

MILLER, Laura; BARDSLEY, Jan (eds.). Bad Girls of Japan. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

MURAKAMI, Takashi. Little boy: the Arts of Japan’s Exploding Subculture. New York: Japan Society and Yale University Press, 2005.

NAGATOMO, Shigenori. Attunement through the body. New York: Suny Books 1992.

NAITO, Mao; HIBINO, Kei. Hitsujiya Shirotama on herself and Yubiwa Hotel, Women & Performance: a journal of feminist theory, 12:1, p. 177-190, 2001.

ORTOLANI, Benito. The Japanese Theater, from shamanistic ritual to contemporary pluralism. Princeton University Press.

SAS, Miryam. Experimental Arts in Postwar Japan, moments of encounter, and imagined return. Cambridge: Harvard University Press.

SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment. New York: Routledge, 2011.

SHAMOON, Deborah Michelle. Passionate friendship, the aesthetics of girls’ culture in Japan. Honolulu: University of Hawaii Press, 2011.

SILVERBERG, Miriam. Erotic, Grotesque, Nonsense, the Mass Culture of Japanese Modern Times. Berkeley: University of California Press, 2006.

UCHINO, Tadashi. Crucible Bodies, Postwar Japanese Performance from Brecht to the new Millenium. London: Seagull Books, 2009.

YUASA, Yasuo. The Body, toward an Eastern Mind-Body Theory. Nova York: Suny Books, 1987.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fabulações do Japão tradicional nas artes contemporâneas. (2021). Estudos Japoneses, 45, 11-23. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i45p11-23