Turismo no Japão: o desenvolvimento de políticas para a recuperação econômica e revitalização regional no país

Autores

  • Guilhermo Sganzerla Instituto Federal de São Paulo
  • Marcos Hideyuki Yokoyama Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p11-27

Palavras-chave:

Turismo, Política de Turismo, Marketing de Lugares, Japão

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as principais estratégias definidas para a formulação da imagem turística internacional do Japão, a partir de três documentos oficiais do governo japonês: “The Growth Strategy (Basic Policies) Toward a Radiant Japan”, “Tourism Nation Promotion Basic Plan” e “New Tourism Strategy to Invigorate the Japanese Economy”, publicados entre 2009 e 2016. A interpretação das estratégias descritas é realizada mediante ferramental teórico da área de turismo e marketing, objetivando uma melhor compreensão de tais políticas de turismo. Como um dos principais resultados, aponta-se a adoção de políticas de turismo com o objetivo de recuperação da economia e revitalização regional do país.

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Biografia do Autor

Guilhermo Sganzerla, Instituto Federal de São Paulo

Tecnólogo em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Marcos Hideyuki Yokoyama, Instituto Federal de São Paulo

Professor de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Ph.D em Business Administration pela Osaka University.

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Publicado

2022-09-08

Como Citar

Sganzerla, G., & Yokoyama, M. H. (2022). Turismo no Japão: o desenvolvimento de políticas para a recuperação econômica e revitalização regional no país. Estudos Japoneses, (46), 11-27. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p11-27

Edição

Seção

Artigos