Turismo no Japão: o desenvolvimento de políticas para a recuperação econômica e revitalização regional no país
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p11-27Palavras-chave:
Turismo, Política de Turismo, Marketing de Lugares, JapãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as principais estratégias definidas para a formulação da imagem turística internacional do Japão, a partir de três documentos oficiais do governo japonês: “The Growth Strategy (Basic Policies) Toward a Radiant Japan”, “Tourism Nation Promotion Basic Plan” e “New Tourism Strategy to Invigorate the Japanese Economy”, publicados entre 2009 e 2016. A interpretação das estratégias descritas é realizada mediante ferramental teórico da área de turismo e marketing, objetivando uma melhor compreensão de tais políticas de turismo. Como um dos principais resultados, aponta-se a adoção de políticas de turismo com o objetivo de recuperação da economia e revitalização regional do país.
Downloads
Referências
AAKER, D. A. Marcas: brand equity gerenciando o valor da marca. 2. ed. São Paulo: Negócio Editora, 1998.
BUHALIS, Dimitrios. Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management 21, 2000.
CABINET SECRETARIAT. The New Growth Strategy (Basic Policies) Toward a Radiant Japan. 2009.
CELLARD, André. A Análise Documental. In: POUPART, J. et. Al. (2012). A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.p. 295-316.
COOPER, Chris; HALL, C. Michael; TRIGO, Luis Gonzaga Godoi. Turismo Contemporâneo, 2011.
DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005.
FOURIE, Johan; SANTANA-GALLEGO, María. The impact of mega-sport events on tourist arrivals. Tourism Management 32, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GNOTH, Juergen. The Structure of Destination Brands: Leveraging Values. Tourism Analysis, v. 12, p. 345-358, 2007.
GOELDNER, Charles R.; RITCHIE, J. R. Brent; McINTOSH, Robert W. Turismo: Princípios, Práticas e Filosofias. 8. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
GOTO-JONES, Christopher. Japão Moderno. Porto Alegre: L&PM, 2019.
ISSHIKI, Jaqueline Naomy; MIYAZAKI, Silvio Yoshiro Mizuguchi. Soft Power como estratégia de marketing: A manifestação da cultura pop japonesa no Brasil. Estudos Japoneses, n. 36, p. 59-70, 2016.
IVARS, Joseph A. Planificación turística de los espacios regionales en España. Madrid: Síntesis, 2003.
JAPAN TOURISM AGENCY. Tourism Nation Promotion Basic Law, 2016a. Disponível em: < https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/kankorikkoku/kihonhou.html> Acesso em 14 de jul. de 2020.
JAPAN TOURISM AGENCY. The Tourism Nation Promotion Basic Plan, 2017a. Disponível em: < https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/kankorikkoku/kihonkeikaku.html> Acesso em 14 de jul. de 2020.
JAPAN TOURISM AGENCY. Tourism Zone Development Act, 2016b. Disponível em: < https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/shisaku/kankochi/seibi.html> Acesso em 08 de mar. de 2021.
JAPAN TOURISM AGENCY. White Paper on Tourism, 2021. Disponível em: < https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/siryou/whitepaper.html> Acesso em 09 de mar. de 2021.
JAPAN TOURISM AGENCY. White Paper on Tourism In Japan: The Tourism Situation in FY2009. 2010.
JAPAN TOURISM AGENCY. White Paper on Tourism In Japan: The Tourism Situation in FY2016. 2017b.
JNTO. Memories in the Making: Welcome to the official tourism website of Japan, 2019. Página inicial. Disponível em: <https://www.japan.travel/pt/br/>. Acesso em: 05 de nov. de 2019.
JNTO. Japan Tourism Statistics. 2020a. Disponível em: < https://statistics.jnto.go.jp/en/graph/#category--5> Acesso em 07 de dez. de 2020.
JNTO. Tokyo and beyond. A Comprehensive Travel Guide for the Tokyo 2020 Olympic and Paralympic Games, 2020b. Disponível em: < https://www.japan.travel/tokyo-and-beyond-2020/en/?utm_source=jnto&utm_medium=website&utm_campaign=link_jnto_globalwebsite_2019&utm_content=EN_jnto_globalwebsite_footerCampaign_banner_670x456> Acesso em 16 de set. de 2020.
KOTLER, Philip; GERTNER, David. O Estratégico Marketing de Lugares. HSM Management 44, 2004.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MARTINS, Gilberto Andrade; THEOPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
McGRAY, Douglas. Japan’s gross national cool. Foreign Policy, 130, 44-54.
MEETING OF THE COUNCIL FOR A TOURISM VISION TO SUPORT THE FUTURE OF JAPAN. New Tourism Strategy to Invigorate the Japanese Economy. 2016
NYE, Joseph S. Soft power. Foreign policy, 1990, p. 153-171.
PEREIRA, Ronan Alves. O Discurso da Homogeneidade Racial, as Minorias Sociais e a Internacionalização do Japão à Luz do Caso Kajiyama. In: PEREIRA, Ronan Alves; TAE, Suzuki (Orgs.) O Japão no Caleidoscópio: Estudos da sociedade e da história japonesa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de, GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev. Bras. de História & Ciências Sociais. n. I, p. 1-15, jul., 2009.
SAKURAI, Célia. Os Japoneses. São Paulo: Contexto, 2. ed., 2019.
THE TOKYO ORGANISING COMMITTEE OF THE OLYMPIC AND PARALYMPIC GAMES. Tokyo 2020 Games Foundation Plan. 2015.
TRIGUEIRO, Carlos Meira. Marketing & turismo: como planejar e administrar o marketing de uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymarket: 2001
UNWTO. Japan Travel and Tourism Association, 2020. Disponível em < https://www.unwto.org/affiliate-member-organization/240586> Acesso em 10 de nov. de 2020.
VALLS, Josep-Francesc. Gestão integrada de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
WILSON, Sandra. Exhibiting a new Japan: The Tokyo Olympics of 1964 and Expo ’70 in Osaka. Historical Research, vol. 85, no. 227, 2012.
ZHANG, Rong; MCCORNAC, Dennis C. Challenges for the International Tourism Industry in Japan – An Agent for Economic Recovery and Development. AlmaTourism N. 10, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Guilhermo Sganzerla, Marcos Hideyuki Yokoyama
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.