Processo de “amarelamento” das tradicionais religiões brasileiras de possessão - mundo religioso de uma Okinawana

Autores

  • Koichi Mori

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i18.142743

Palavras-chave:

Contato cultural, etnicidade, religião de possessão, Mesa-Branca, Xamanismo-K/如 de Okinawa, imigração.

Resumo

Na década de 1950, foi iniciada a ressurreição das “religiões japonesas” no seio da comunidade nikkei (descendentes de japoneses) do Brasil. Esta ressurreição das “religiões japonesas’’ teve como condições a sensação de perda de sua pátria diante da derrota do Japão na II Guerra M undial,o desmoronamento da estrutura social simbólica sustentada pelo “simbolismo da veneração do imperador”,a fermentação da "consciência de pseudofamflia” que roí configurando o pensamento de residência permanente e definitiva neste País, e concretamente, com a vinda para o Brasil de novas seitas religiosas do Japão, e o culto ao antepassado, no lar, que tem muito a ver com estas religiões. Todos esses aspectos têm um direcionamento comum em abarcar o sistema de crença japonesa reinterpretado como sistema de símbolos representativos da niponicidade dos “japoneses que residem definitivamente no Brasil” Por outro lado, num direcionamento oposto, pode-se notar a construção de um mundo religioso pró­prio, modificando e reinterpretando o sistema de crença do Brasil, projetando-o sobre a sua etnicidade. Um desses casos é oda mulher de origem okinawana, Maria, fundadora do Centro Espirita Amor a Jesus. Esta tentativa é a de introduzir e situar “Okinawa” dentro do Brasil.O presente trabalho tem como objetivo descrever e interpretar o processo da experiência do contato com a cultura distinta por parte de um indivíduo que construiu um mundo religioso adequado a si próprio = à brasileira de origem okinawana, interpretando/modificando, a partir da sua etnicidade, um sistema de crença brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processo de “amarelamento” das tradicionais religiões brasileiras de possessão - mundo religioso de uma Okinawana. (1998). Estudos Japoneses, 18, 57-76. https://doi.org/10.11606/ej.v0i18.142743