Economia, política e religião: o discurso salvacionista na cultura pop japonesa

Autores

  • João Kogawa Universidade Federal de São Paulo
  • Dênis Rodrigues da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p29-44

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Interdiscurso, Mitologia, Salvacionismo, Tokusatsu

Resumo

Este artigo analisa o discurso salvacionista tomando como materialidade o tokusatsu O Fantástico Jaspion, lançado entre 1985 e 1986. O objetivo principal é descrever e interpretar o funcionamento do salvacionismo na relação interdiscursiva com os discursos econômico, político e religioso. O corpus é composto por sequências discursivas (SDs) transcritas das falas dos personagens a partir das quais se inserem os campos discursivos de referência (o econômico, o político e o religioso) que regulam a extração das SDs. Mundialmente conhecido e parte da memória cultural não só oriental como também ocidental, Jaspion é uma das tantas formas mitológicas que, pelo entroncamento do econômico, do político e do religioso, faz falar efeitos de sentido de resistência ao poder.

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Biografia do Autor

  • João Kogawa, Universidade Federal de São Paulo

    Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo

  • Dênis Rodrigues da Silva, Universidade Federal de São Paulo

    Discente do curso de Letras – Português da Universidade Federal de São Paulo e bolsista PIBIC/CNPq. denis.silva@unifesp.br.

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Publicado

2022-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Economia, política e religião: o discurso salvacionista na cultura pop japonesa. (2022). Estudos Japoneses, 46, 29-44. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p29-44