O Ukiyo-e como crônica visual ou a modernidade do prosaico

Autores

  • Afonso Medeiros Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i22.142851

Palavras-chave:

xilogravura japonesa, crônica visual, estética, modernidade, Peirce.

Resumo

Este ensaio tem como objeto de estudos a gravura japonesa dos séculos XVIII e XIX a partir da análise das gravuras do acervo do Instituto Moreira Salles. Em linhas gerais, essa análise está baseada no desenvolvimento do conceito de crônica visual aplicado ao universo histórico e estético das gravuras desse período e, de permeio, utiliza-se da noção de modernidade e da teoria sígnica do filósofo norte-americano Charles Sanders Peirce.

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Biografia do Autor

  • Afonso Medeiros, Universidade Federal do Pará
    mestre em Arte-Educação pela Universidade de Shizuoka, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professor de Estética e História da Arte da Universidade Federal do Pará, em Belém.

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Edição

Seção

não definida

Como Citar

O Ukiyo-e como crônica visual ou a modernidade do prosaico. (2002). Estudos Japoneses, 22, 19-38. https://doi.org/10.11606/ej.v0i22.142851