As obras de Shiga Naoya como literatura de experiência: considerações a partir do conto A navalha (Kamisori 剃刀)

Autores

  • Waldemiro Francisco Sorte Junior Ministério da Economia, Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p107-125

Palavras-chave:

Literatura japonesa moderna, Período Taishō, Shishōsetsu, Shiga Naoya, Literatura de experiência

Resumo

Shiga Naoya (志賀 直哉1883-1971) é conhecido como um dos principais autores do Shishōsetsu (私小説), ou Romance do Eu. Sua escrita, entretanto, enquadra-se como um tipo de literatura de experiência não somente porque é usualmente baseada em eventos da vida do autor, mas pela capacidade de retratar de forma vívida como os personagens se sentiam ao vivenciar os eventos narrados. Como forma de ilustrar essa habilidade de representar de forma fidedigna as emoções dos personagens em suas obras, o presente trabalho explora o conto A navalha (Kamisori 剃刀), de 1910, que não se enquadra no gênero Shishōsetsu, mas é capaz de transmitir ao leitor de forma verossímil as sensações que levaram o protagonista ao trágico desfecho da história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Waldemiro Francisco Sorte Junior, Ministério da Economia, Brasília

    Doutor em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Nagoya.

Referências

ANDO, Shigekazu. The Destiny of Hamlet in Modern Japan: Concerning "The Diary of Claudius" by Shiga Naoya. Comparative Literature Studies, v. 30, n. 4, pp. 351-360, 1993.

BOGEL, Fredric V. The Rhetoric of Substantiality: Johnson and the Later Eighteenth Century. Eighteenth-Century Studies, v. 12, n. 4, pp. 457-480, 1979.

DODD, Stephen. Writing Home: Representations of the Native Place in Modern Japanese Literature. Cambridge: Harvard University Press, 2004.

EL-KHOURY, Masumi Abe. Editors’ Intentions and Authors’ Desires: How Junbungaku Affects The Akutagawa Prize And Japan’s Commercial Literary World. Tese de Mestrado, Vancouver, The University of British Columbia, Faculty of Graduate Studies, Asian Studies, dezembro de 2011.

FOWLER, Edward. Death and Divine Indifference in `Dwelling by the Moat'. Monumenta Nipponica, v. 32, n. 2, pp. 230-234, 1977.

FOWLER, Edward. The Rhetoric of Confession: Shishōsetsu in Early Twentieth-Century Japanese Fiction. Berkeley: University of California Press, 1988.

FULTON, Lynn M. The Standard of Flesh and Blood: Browning's Problems with Staged Drama. Victorian Poetry, v. 35, n. 2, p. 157-172, 1997.

GUO, Nanyan. Refining Nature in Modern Japanese Literature: The Life and Art of Shiga Naoya. Nova York: Lexington Books, 2014.

HIJIYA-KIRSCHNEREIT, Irmela. Rituals of Self-Revelation: Shishōsetsu as Literary Genre and Socio-Cultural Phenomenon. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

KAMEI, Chiaki (亀井 千明). Shiga Naoya “Kamisori” ron: Anchi hanzai shōsetsu ( 志賀直哉「剃刀」論 : アンチ・犯罪小説). Kōnan joshi daigaku daigakuinronshū bungakubunka kenkhūhen (甲南女子大学大学院論集 文学文化研究編), pp. 11-17, 2003, disponível em: http://id.nii.ac.jp/1061/00000236/ (acesso em 3 de outubro de 2020).

KOHL, Stephen W. Shiga Naoya and the Literature of Experience. Monumenta Nipponica, v. 32, n. 2, pp. 211-224, 1977.

LAWRENCE, Jeffrey. Why She Wrote about Mexico: Katherine Anne and the Literature of Experience. Twentieth-Century Literature, v. 64, n. 1, pp. 25-52, 2018.

LANGBAUM, Robert. Character Versus Action in Shakespeare. Shakespeare Quarterly, v. 8, n. 1, p. 57-69, 1957.

LIPPIT, Seiji M. The Disintegrating Machinery of the Modern: Akutagawa Ryûnosuke’s Late Writings. The Journal of Asian Studies, v. 58, n. 1, p. 27-50, 1999.

MACK, Edward. Accounting for Taste: The Creation of the Akutagawa and Naoki Prizes for Literature. Harvard Journal of Asiatic Studies, v. 64, n. 2, pp. 291-340, 2004.

MATHY, Francis H. Kamisori-The Razor. A Short Story by Shiga Naoya. Monumenta Nipponica, v. 13, n. 3/4, pp. 347-350, 1957.

MATSUNOSUKE, Nishiyama. Edo Culture: Daily Life and Diversions in Urban Japan, 1600–1868. Traduzido e editado por Gerald Groemer. Honolulu: University of Hawai‘i Press, 1997.

MOLASKY, Michael S. When Uchi and Soto Fell Silent in The Night: Shifting Boundaries in Shiga Naoya’s "The Razor". In: BACKNIK, Jane M. e QUINN, Charles J. Situated Meaning: Inside and Outside in Japanese Self, Society, and Language. Princeton: Princeton University Press, 1994.

MORRIS, Ivan. Seibei’s Gourds by Shiga Naoya: translated by Ivan Morris. In: MORRIS, Ivan (org.). Modern Japanese Stories: An Anthology. Cingapura: Tuttle Publishing, p. 81-83, 1962.

NAGAE, Neide Hissae. A vida de Shiga Naoya. Estudos Japoneses, n. 21, 2001, pp. 65-89.

NAGAE, Neide Hissae. A escrita autobiográfica do início do século XX no Japão - as primeiras obras do Romance do Eu. Estudos Japoneses, n. 29, p. 119-140, 2009.

ORBAUGH, Sharalyn. Naturalism and the Emergence of the Shishōsetsu (Personal Novel). In: MOSTOW, Joshua S. (ed.) The Columbia Companion to Modern East Asian Literature. Nova York: Columbia University Press, pp. 137-140, 2003a.

ORBAUGH, Sharalyn. Shiga Naoya and the Shirakaba Group. In: MOSTOW, Joshua S. (ed.) The Columbia Companion to Modern East Asian Literature. Nova York: Columbia University Press, pp. 121-125, 2003b.

ORBAUGH, Sharalyn. The Problem of Modern Subject. In: MOSTOW, Joshua S. (ed.) The Columbia Companion to Modern East Asian Literature. Nova York: Columbia University Press, pp. 24-35, 2003c.

SAITO, Yuriko. The Moral Dimension of Japanese Aesthetics. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 65, n. 1, pp. 85-97, 2007.

SASAKI, Atsuko (榊 敦子). Shiga Naoya no “Kurōdiasu no Nikki” – Chichi to ko no mondai wo chūshin ni志賀直哉の「クローディアスの日記」―父と子の問題を中心に. Hikaku Bungaku (比較文学), v. 31, pp. 143-155, 1989.

SEIDENSTICKER, Edward. The "Pure" and The "in-Between" in Modern Japanese Theories of the Novel. Harvard Journal of Asiatic Studies, v. 26, pp. 174-186, 1966.

SHIGA, Naoya. Kamisori (剃刀). In: SHIGA, Naoya. Nihon no Bungaku (dai 22) Shiga Naoya (ni) (日本の文学〈第22〉志賀直哉 (二)) Tokyo: Chuokoron-Shinsha (中央公論新社), pp. 86-92, 1979.

SORTE JUNIOR, Waldemiro Francisco. Uma análise de valores estéticos japoneses do período Heian: Miyabi e Mono no Aware. Estudos Japoneses, v. 40, pp. 81-100, 2018.

SORTE JUNIOR, Waldemiro Francisco. O processo de apropriação de histórias clássicas japonesas por Akutagawa Ryûnosuke: uma análise do conto Rashômon. Estudos Japoneses, v. 41, pp. 79-100, 2019.

TAKADA, Hisashi (髙田久嗣). Shiga Naoya no Shoki sakuhin no hyōgen-ronteki kōsatsu – Shiten no haibu to jojutsuhō to wo tegakaritoshite (志賀直哉の初期作品の表現論的考察――視点の配賦と叙述法とをてがかりとして――) Tese de mestrado. Osaka Kyoiku Daigaku (大阪教育大学) Daigakuin kyōikugaku kenkyūka (大学院教育学研究科), Kokugo kyōiku senkō (国語教育専攻), 14 de janeiro de 2005, disponível em: http://www.osaka-kyoiku.ac.jp/~kokugo/nonami/2004shuuron/takada.html (acesso em 25 de setembro de 2020).

YOSHIDA, Luiza Nana. Kinosaki Nite de Naoya Shiga. Estudos Japoneses, v. 4, pp. 61-68, 1984.

VARLEY, H. Paul. Japanese Culture. 4ª ed. Honolulu: University of Hawaii Press, 2000.

Downloads

Publicado

2022-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As obras de Shiga Naoya como literatura de experiência: considerações a partir do conto A navalha (Kamisori 剃刀) . (2022). Estudos Japoneses, 46, 107-125. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i46p107-125