Ensaiar a escrita, escrever a vida

Sylvia Molloy entre o romance, o ensaio e o relato autobiográfico

  • Mariana Pires Santos Universidade de São Paulo
Palavras-chave: literatura argentina, autobiografia, ensaio

Resumo

Procuramos analisar o livro de relatos autobiográficos Varia imaginación (2003), da escritora argentina Sylvia Molloy, à luz de suas próprias reflexões sobre a autobiografia, desenvolvidas principalmente em seu livro de ensaios At Face Value/Acto de presencia (1991/1996), mas também em seu primeiro romance, En breve cárcel (1981). Entendemos que Varia imaginación recupera, em outro registro, muitas das reflexões apresentadas no volume de ensaios críticos sobre a autobiografia hispano-americana, assim como questões já abordadas naquele romance. Entre a publicação de En breve cárcel e a de Varia imaginación passam-se mais de vinte anos. No meio do caminho, como se unisse duas pontas, está Acto de presencia. O que era dúvida, inquietação, perturbação para a narradora do primeiro romance de Sylvia Molloy converte-se em prazer, melancolia e ironia para a narradora do seu primeiro relato autobiográfico. Leitora atenta de si mesma, se em Acto de presencia a escritora-crítica busca, nas autobiografias que analisa, desconstruir formas estabelecidas de concepção da escrita autobiográfica, em Varia imaginación ela apresenta um relato que, além de narrar episódios e anedotas que forjam um eu fragmentado, a todo momento volta-se a si mesmo para refletir sobre a própria escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.
MOLLOY, Sylvia. Acto de presencia. La escritura autobiográfica en Hispanoamérica. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1996.
______. Varia imaginación. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2003.
______. En breve cárcel. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
PIGLIA, Ricardo. “Prólogo”. En breve cárcel. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
Publicado
2019-09-30
Como Citar
Pires Santos, M. (2019). Ensaiar a escrita, escrever a vida. Revista Entrecaminos, 3(1), 79-87. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/entrecaminos/article/view/153025