A máscara e o monstro

a relação entre rosto, máscara e monstruosidade no romance El desierto y su semilla, de Jorge Baron Biza

Autores

  • Laiane Marchon Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v3i1p41-51

Palavras-chave:

Literatura argentina, El desierto y su semilla, María Soledad Boero, Antropofagia, Giuseppe Arcimboldo

Resumo

O artigo busca mostrar a relação entre rosto, máscara e monstruosidade no romance argentino El desierto y su semilla, de Jorge Baron Biza. Para tal, encararemos a obra com um olhar antropofágico, pensando no Movimento que leva esse nome e sua relação com a carne, a destruição e a reconstrução. A partir da análise da professora e pesquisadora María Soledad Boero sobre a obra em questão e da análise do quadro “O Jurista”, de 1566, do pintor Giuseppe Arcimboldo (imagem marcante e fundamentalmente presente na obra), pensaremos na relação do romance de Baron Biza com a figura do monstro, o valor da máscara para a construção da identidade e sua correspondência com a língua através da experimentação.

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Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A máscara e o monstro: a relação entre rosto, máscara e monstruosidade no romance El desierto y su semilla, de Jorge Baron Biza. (2019). Revista Entrecaminos, 3(1), 41-51. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v3i1p41-51