Linguagem e escuta nas Aguafuertes Cariocas

  • Andreia Moura dos Santos Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Crônica, Linguagem, Idioma, Escuta

Resumo

Nas próximas linhas nos propomos a analisar no livro de crônicas de Roberto Arlt Aguafuertes Cariocas, escritas em 1929 na ocasião de sua visita ao Brasil, a aparição do português, seja em sua forma escrita, seja em forma de escuta. Para tanto, pretendemos verificar nas crônicas como Arlt se apropria e escuta a língua do outro, com o objetivo de averigar de que forma o português se insere na já questionada linguagem arltiana. Buscaremos identificar como e quando o português é a opção do cronista, afim de explicitar o uso territorial que ele faz do idioma além de ponderar sobre a forma como ele se apropria da língua do outro. Também será nosso interesse analisar a forma como Arlt escuta o português: a quem lhe interessava escutar e de que forma.  Dessa maneira tentaremos descobrir que tipo de atenção o cronista dá a voz do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTAMIRANO, C. SARLO, B. “Oralidad y lenguas extranjeras: el conflicto en la literatura argentina durante el primer tercio del siglo XX” in: Ensayos Argentinos De Sarmiento a la vanguardia. Buenos Aires: Compañía Editora Espasa Calpe Argentina S.A./Ariel, 1997.
ARLT, Roberto. Aguafuertes Cariocas. 2ª ed. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2013.
__________. Aguafuertes Porteñas. Disponível em: http://biblio3.url.edu.gt/Libros/roberto/aguafuertes.pdf.).
BARTHES, Roland. “El cuerpo y la música” in: Lo obvio y lo obtuso. Trad: C. Fernandez Medrano. Paídos, 1986 (orig.1982).
CELADA, Maite. “Acerca de errar por el portunhol”. Em Revista Tsé Tsé, 7-8, Buenos Aires, otoño, 2000. p. 262-264.
ENNIS, Juan Antonio. Decir la lengua: debates ideológicos-linguísticos en la Argentina desde 1837. Tese de Doutorado. Instituto de Romanística de Martin-Luther Universität de Halle-Wittenberg, 2007.
Nancy, Jean-Luc. À escuta. Tradução de Fernanda Bernardo. Edições Chão da Terra, Belo Horizonte, 2014 (orig. 2002).
Publicado
2019-09-30
Como Citar
Moura dos Santos, A. (2019). Linguagem e escuta nas Aguafuertes Cariocas. Revista Entrecaminos, 3(1), 95-104. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/entrecaminos/article/view/154003