PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Educação e Pesquisa
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Edição Atual
v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa
Publicado:
2024-02-21
SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19
Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto
Celso Francisco Tondin, Deborah Rosária Barbosa , Elenice Procópio Araújo, Marielle Costa Silva , Stela Maris Bretas Souza , Welligton Magno da Silva , Deruchette Danire Henriques Magalhães , Aline Campolina Andrade, Fernanda de Cássia Oscar Otaciano
e264928
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264928por
Metodologias problematizadoras e concepções de aprendizagem: percepções docentes do impacto da pandemia da Covid-19
Durval Rabelo Guimarães Filho, Luis Eduardo Moraes Sinésio
e-269819
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269819por
SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho, Harlon Romariz Rabelo Santos
e273348
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por
A escuta de imagens na pesquisa narrativa com jovens
Ana Karina Brenner, Paulo Cesar Rodrigues Carrano
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274022por
Redes da cena hip-hop de maceió: juventude, cidade e afetos em movimento
João Batista de Menezes Bittencourt, Ibrahim Serra Barroso
e278084
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274879
Artigos
Terceirização dos serviços de educação especial pela Seduc/SP: parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos
Marcia Maurilio Souza, Rosângela Gavioli Prieto
e272563
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272563por
Criterios que orientan la práctica de un profesor al enseñar las funciones exponencial y logarítmica
Karen Gisel Campo-Meneses, Vicenç Font Moll , Javier García-García
e267455
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450267455es
Modelo de triangulação quantitativo-analítica para estudar a agência profissional do estudante de pedagogia
Laís Oliveira Leite , Francisca Geny Lustosa
e275634
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450275634
Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicos
Eduardo Morais, Carla Morais
e264264
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264264
Por uma pedagogia do arquivo: produção e disseminação do conhecimento na cultura digital
Antônio A. S. Zuin
e268648
PDF (Inglês)
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268648
Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática
Andréa Cristina de Almeida, Antônio Carlos Brunozi Júnior, Igor Santos Tupy
e262400
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262400
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
Cláudia Maria Mendes Gontijo
e265044
PDF (Inglês)
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por
Aproximações e dissonâncias entre educação do campo e agricultura
Isaura Isabel Conte
e269178
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269178
Otília Forster: uma professora e as descontinuidades de uma educação física higienista em Campinas (1937-1945)
Rafael Stein Pizani, Edivaldo Góis Junior
e272656
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272656por
Identificação de necessidades formativas de professoras iniciantes em um programa de mentoria
Priscila Menarin Cesário, Rosa Maria Moraes Anunciato
e273481
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273481por
Educação, bem-estar e sentido da vida: o caso de uma universidade sênior de Portugal
Albertina L. Oliveira, Joana Ferreira Freitas, Carlos Sousa Reis, Sílvia Gameiro
e278304
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278304por
Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo
Helena Miranda, Marta Abelha , Filipa Seabra
e265037
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265037
Construcción discursiva de estudiantes mapuches en torno a la machi: racismo, escolarización y evangelización
Marleen Adriana Westermeyer-Jaramillo
e261949
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261949
Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu
Renata Cecilia Estormovski, Roberto Rafael Dias da Silva
e269220
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269220
Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação
Marta de Oliveira Rodrigues, Sofia Marques da Silva, Armando Loureiro
e269265
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269265
Educação para a sustentabilidade na prática docente em cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense
Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
e270602
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270602por
Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
Adriana Richit , Adriana Salete Loss
e262812
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262812en
Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos
Ana Carolina Ramos , Oswaldo Gonçalves Junior
e268037
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268037
Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico
Cíntia Santana e Silva , Elaine Meire Vilela, Valéria Cristina de Oliveira
e264614
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264614por
Relações associativas visuais na criação do título e personagens de uma história inventada
Míriam Pessôa, Eduardo Calil
e264650
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264650por
Violências: uma questão da escola? O que pensam os(as) professores(as) de uma escola pública
Luciana Patrícia Zucco, Milena Tarcisa Trindade
e275099
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/0.1590/S1678-4634202450275099
A coragem de ler e escrever na escola brasileira
Betina Schuler
e276579
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276579
O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista
Theresa Adrião, Nadia Drabach, Teise Garcia, Maria José Masé B. dos Santos
e262306
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262306
Emergência do grupo escolar e produção, pela diferenciação, das escolas isoladas no Espírito Santo (1908-1916)
Maria Anna Xavier Serra Carneiro de Novaes, Regina Helena Silva Simões
e274381
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274381por
Redes de apoio à escolarização de estudantes da educação especial em sistemas públicos do Espírito Santo
Andressa Caetano Mafezoni, Alexandro Braga Vieira, Ricardo Tavares de Medeiros, Isalém Angelo Vieira da Silva
e270601
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270601por
Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação
Bruno Bontempi Jr.
e272750
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272750
A defesa do ensino agronômico por Dario Vellozo na revista A Escola
Maria Beatriz de Almeida Mello
e263779
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263779por
Desafíos de la relación familia-escuela en contexto mapuche: aproximación desde los profesores
Katerin Arias-Ortega , Mariela Gajardo, Juan Sierpe, Yislen Santini
e263419
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263419es
Emoções e práticas docentes na inclusão escolar sob a perspectiva histórico-cultural
Paula Maria Ferreira de Faria, Denise de Camargo
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273036
Intersecções entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana: uma revisão integrativa
William Xavier de Almeida, Lourival José Martins Filho
e272668
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272668
Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista
Bárbara Fernanda de Freitas, José Marcelino de Rezende Pinto
e261171
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261171
Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
Yzumi Fukutani, Sônia Sampaio
e260186
PDF (Inglês)
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450260186por
A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino da física com enfoque na energia: uma revisão sistemática da literatura
José Jorge Vale Rodrigues, Eniz Conceição Oliveira, Cecília Guerra
e271775
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271775
El videojuego los Lemmings en la formación inicial del profesorado de educación infantil
Cristian Ariza Carrasco, Juan Manuel Muñoz González, María Helena Romero Esquinas
e271164
xml (Espanhol)
pdf (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271164
Relaciones entre concepciones y competencias TIC: estudio de nueve secuencias didácticas de profesores Chilenos
Marcelo Arancibia-herrera , María-Jesús Castro-Appelhanz , Andrew Sigerson
e260125
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450260125es
Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira
Luciano Edison da Silva, Roberto Antonio Deitos
e250192
xml
pdf (Inglês)
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por
Metafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek
Angelo Vitório Cenci , Jelson Becker , Regiano Bregalda
e264095
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264095
Perfil do professor do ensino jurídico: visões e tensões sobre ser e fazer docente
Luiz Gustavo Tiroli , Adriana Regina de Jesus Santos
e265392
PDF (Inglês)
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265392
Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa
Daniel Calbino Pinheiro, Fabio de Barros Silva
e263117
PDF
XML
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263117
Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portuga
Teresa N. R. Gonçalves, Mariana Gaio Alves
e268752
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268752
A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social
Natália Gil , Ana Laura Godinho Lima
e271093
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093en
La secundaria rural en debate: un análisis de implementación del PROMERII en Entre Ríos (Argentina)
María Emilia Schmuck
e266150
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450266150es
Análisis de necesidades formativas de los tutores de empresa en la formación dual: revisión sistemática
Mª Mercedes Castellano Hernández, Mª Paz Trillo Miravalles
e267566
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450267566
As representações da obrigatoriedade do uniforme escolar do ensino secundário na imprensa maranhense (1894-1904)
Samuel Luis Velázquez Castellanos , Andréia Monteiro Carvalho
e268711
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268711
Instrumentos de avaliação de competências colaborativas na educação interprofissional: revisão integrativa da literatura
Camila Cristine Araújo de Oliveira, Marianna Gil de Farias Morais, Heloísa Freitas da Cunha , Betiane Fernandes da Costa , Gilmara Celli Maia de Almeida , Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega, Jéssica Dantas de Sá Tinôco
e269950
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269950
Biograma na pesquisa em educação: sentidos construídos sobre direitos de aprendizagem da docência em Matemática
Jane Maria Braga Silva, Reginaldo Fernando Carneiro
e270634
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270634por
Pibid e Pnaic: arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock, Maria Elizabete Neves Ramos
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268142en
Las prácticas corporales en las fotografías de los libros de texto de educación física
Ana Rey-Cao, Alba González-Palomares
e261798
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261798es
Percepciones del profesorado sobre el papel de los sistemas aumentativos y alternativos de comunicación
Ángela Segura-Pérez, Gabriela Acosta-Escareño, Claudia Tatiana Escorcia-Mora, Raúl Tárraga-Mínguez
e276115
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276115es
O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores dos anos iniciais
Renata Lívia Soares Perini, Elba Siqueira de Sá Barretto
e269252
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269252por
La ficción literaria en la construcción de la identidad docente
Adrià Paredes, Tania Alonso-Sainz , Gabriel Álvarez-López , Enric Prats
e278084
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278084
Professores e seus estudos: biblioteca, livros e leituras na Escola Normal de São Paulo (século XIX)
Carolina Mostaro Neves da Silva
e262098
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262098
Creencias sobre escritura en docentes y futuros docentes: validación del instrumento y resultados comparativos
María Jesús Espinosa, Rosario Escribano, Jorge Marchant, Solange Morales , Carolina Castillo
e277298
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/
Consolidação acadêmica dos docentes de pós-graduação em educação e em ensino em programas bem avaliados
Luiz Alberto Pilatti, José Roberto Herrera Cantorani, Marizete Righi Cechin
e271664
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271664
Experiências e concepções de mulheres universitárias sobre educação física na Espanha
Laura Cañadas
e266382
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450266382
Estereótipos de gênero em STEM: uma revisão sistemática de estudos realizados no ensino fundamental e médio
Vanessa Zúñiga-Mejías, Jaime Huincahue
e258677
xml (Inglês)
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450258677
Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial
Giselle de Morais Lima, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Jaciara de Sá Carvalho
e273857
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por
Experiência de interações online em aulas de Libras como segunda língua no Ensino Fundamental1
Lídia da Silva, Clóvis Batista de Souza
e268371
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268371
Errata
ERRATA: Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto
e264928E
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264928porE
Ver Todas as Edições
Idioma
English
Español
Português