O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da experiência em Cuiabá (MT)

Autores

  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Arlinda de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051839

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, na qual buscamos compreender como acontecem as práticas pedagógicas no ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Cuiabá, Mato Grosso. Como procedimento metodológico, o estudo fundamentou-se na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. Concebendo a docência em uma concepção construtivista, baseada na proposta triangular para o ensino da arte, ressaltando o fazer, a leitura e a contextualização durante as aulas, observou-se como uma professora agiu como mediadora na construção do conhecimento em arte. Esse conhecer é importante, pois a educação é fundamentada na construção de conhecimento e tem na atividade humana, neste caso, a arte, a sua concretização. Embora alguns jovens e adultos tenham demonstrado conceitos de arte que necessitem ser ampliados, por meio do conhecimento das diferentes manifestações artísticas, notou-se como a professora procurou desenvolver nesses educandos a concepção de que arte é uma produção humana, ou seja, objeto de conhecimento que faz parte da vida desde os primórdios da humanidade. Além disso, procurou ensinar que aprender a ler e a compreender uma obra são ações que fazem dos alunos leitores competentes para produzirem interpretações significativas do mundo à sua volta. Portanto, as concepções e práticas produzidas pelos alunos acerca da arte são importantes, pois são construções de conhecimento baseados em suas experiências de vida.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da experiência em Cuiabá (MT) . (2015). Educação E Pesquisa, 41(3), 679-693. https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051839