Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos

Autores

  • Daniele Alcântara Nascimento Instituto Superior de Ciências Policiais
  • Teresa Cristina Siqueira Cerqueira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201506127080

Resumo

O presente estudo refere-se a uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que visa a conhecer e analisar as concepções de professores civis e professores policiais militares acerca do aluno policial militar na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 17 professores. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas, identificaram-se categorias temáticas para melhor compreensão dos dados. As categorias fizeram referência, durante a discussão apresentada, à imagem do aluno policial militar, ao relacionamento interpessoal na Academia, à consciência do sistema disciplinar, ao modo como ocorre o ensino na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao vínculo que o aluno estabelece com a prática policial militar. Os resultados apontaram que, na concepção de professores da APMB, o aluno policial militar é alguém disciplinado, interessado em aprender e educado. Os professores afirmam ter um relacionamento positivo com o aluno e que o mesmo participa das aulas. A hierarquia estabelece-se em sala no contato professor-aluno, havendo uma consciência do sistema disciplinar e das possíveis punições advindas de transgressões. Conclui-se que as concepções de professores se formam relacionadas às crenças, valores e imagens da PMDF, abrindo caminho para que os docentes compreendam como lidam com o aluno policial militar em formação. A pesquisa revela que os professores, sejam civis ou militares, têm ciência dos limites impostos ao aluno policial militar diante de uma formação baseada na hierarquia e disciplina.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos . (2015). Educação E Pesquisa, 41(4), 899-912. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201506127080