Esquadrinhando corpos abjetos: as homossexualidades nas redes de enunciações científicas

Autores

  • Joanalira Corpes Magalhães Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142513

Resumo

Para compreender a homossexualidade, na procura de suas possíveis causas e com intuito de trazer os sujeitos para a norma, explicações, teorias, investigações e estudos de diferentes campos do saber vêm posicionando os/as homossexuais como sujeitos que apresentam algo diferente em seus corpos. Nessa direção, este artigo apresenta algumas análises a respeito da rede de enunciações de ordem biológica, presente em artigos científicos, os quais vêm esmiuçando os corpos de homens e mulheres, a fim de produzir explicações acerca das possíveis causas e origens da homossexualidade. São analisados artigos disponíveis no banco de dados Science Direct, por meio de algumas ferramentas foucaultianas da análise do discurso. A rede de enunciações presente no material empírico constitui-se em dois enunciados: há métodos examinadores apropriados para os sujeitos homossexuais; e a causa da homossexualidade estaria na matriz biológica dos corpos de homens e mulheres. Os estudos analisados, ao pautar a construção de saberes no exame do corpo em sua minúcia, ao compará-lo com outros corpos e ao buscar descobrir neste uma origem biológica da homossexualidade, acabam por instituir e determinar o sujeito homossexual como o que desvia, que foge ao desenvolvimento considerado normal. Essa (re)produção constante do/a homossexual como anormal, um desvio a ser identificado, gera preconceitos, maneiras de definir e perceber esses sujeitos como abjetos a serem corrigidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Magalhães, J. C., & Ribeiro, P. R. C. (2015). Esquadrinhando corpos abjetos: as homossexualidades nas redes de enunciações científicas . Educação E Pesquisa, 41(spe), 1553-1568. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142513

Edição

Seção

Dossiê - Estranhos... Abjetos... Cobiçados... Construídos: corpos, desejos e educação