Pátios de escolas de educação infantil: entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios

Autores

  • Maria Leonor Pio Borges de Toledo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201611150588

Resumo

Este artigo apresenta uma tese sobre pátios de escolas públicas de educação infantil no estado do Rio de Janeiro. Diante do desafio de ampliar a cobertura e aumentar a qualidade do atendimento, os espaços foram analisados comparativamente, considerando não apenas o aparente e o exposto de suas características físicas, mas também os vestígios que falam de quem circula e como circula por eles. Foram objetivos: conhecer as características físicas dos pátios e a multiplicidade de aspectos presentes, articulando-os às concepções de infância, conhecimento e relação entre ser humano e natureza; conhecer como os pátios são usados pelas crianças e pelos adultos; e delinear os aspectos de aproximação e distanciamento entre as situações dos pátios e os documentos orientadores brasileiros. A estratégia metodológica da tese, inspirada na figura do colecionador benjaminiano no sentido epistemológico, propôs a composição de uma coleção de fotografias dos pátios de escolas exclusivas de educação infantil da rede pública de municípios da região metropolitana e capital do estado do Rio de Janeiro, totalizando oito municípios e nove escolas. Tomando a singularidade como possibilidade de compreensão da totalidade, as fotos evidenciam a situação da educação infantil no estado do Rio de Janeiro. As análises desvincularam as escolas de seus contextos, tomando-as como peças da coleção, e delinearam aspectos de aproximação e distanciamento entre os pátios e os documentos orientadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pátios de escolas de educação infantil: entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios. (2017). Educação E Pesquisa, 43(1), 177-198. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201611150588