O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos

Autores

  • Íris Susana Pires Pereira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702153387

Palavras-chave:

Literacia, Pedagogia, Prática situada, Entrevista em grupo, Ludicidade

Resumo

O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Pereira, Íris S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação E Pesquisa, 43(2), 393-410. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702153387

Edição

Seção

Artigos