O encontro reflexivo como possibilidade de intervenção clínica em instituição educacional e grupo comunitário

Autores

  • Gilberto Ferreira Barreiros Universidade de São Paulo
  • Henriette Tognetti Penha Morato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703150878

Palavras-chave:

Alteridade, Encontro reflexivo, Homens pais, Hermenêutica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo ampliar o estudo existente até o momento a respeito de uma prática psicológica denominada encontro reflexivo perspectivado, enquanto uma proposta voltada à atenção psicoeducativa. Nesta pesquisa, fundamentamos e caracterizamos o encontro reflexivo também como uma ação clínica em grupo direcionada a instituições educacionais e grupos comunitários, os quais ainda são muito pouco explorados nessa perspectiva. A ação clínica se apresentou pela disponibilidade e prontidão do psicólogo no seu agir com o grupo, reconhecendo o lugar para alteridade do outro e de si próprio. Esse modo de agir do psicólogo se orientou pela atenção, escuta e cuidado, possibilitando um espaço de abertura e acolhimento aos sentidos da própria história de cada participante na relação grupal. Esta disponibilidade foi compreendida como uma ação interventiva participante voltada para a promoção da configuração de um espaço do agir em coexistência, da construção de conhecimento e de narrativas a partir da ação de seus componentes. Neste trabalho, a fenomenologia heideggeriana embasou a formulação de uma analítica existencial que nos orientou enquanto possibilidade metodológica para compreensões no campo da intervenção clínica psicológica. Concluiu-se que o encontro reflexivo surge como uma proposta inovadora, consolidando um espaço de encontro grupal de constituição de sentidos, possuindo grande relevância social e podendo abrir novos caminhos em relação ao exercício da atividade dos psicólogos que forem solicitados enquanto agentes de caráter interventivo clínico em instituição educacional e grupo comunitário.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Barreiros, G. F., & Morato, H. T. P. (2017). O encontro reflexivo como possibilidade de intervenção clínica em instituição educacional e grupo comunitário. Educação E Pesquisa, 43(3), 799-814. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703150878

Edição

Seção

Artigos