A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as

Autores

  • Juliana Lapa Rizza Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Renata Alonso Mota Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176870

Palavras-chave:

Sexualidade, Licenciatura, Políticas educacionais, Disciplinas, Ementas

Resumo

Este artigo tem como objetivos investigar algumas políticas de formação de professores/as, a fim de pensar os efeitos de verdade que essas políticas têm produzido; e analisar, a partir de algumas interlocuções com os elementos do dispositivo da sexualidade proposto por Foucault, os campos de saber nos quais a oferta de disciplinas que discutem a sexualidade em universidades federais aparece em relação com a escola. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de um mapeamento realizado nas universidades, nas cinco regiões brasileiras, e mostraram uma expressiva presença de disciplinas em cursos de licenciatura. Além de realizar esse mapeamento, também analisamos algumas políticas educacionais, a fim de pensar o quanto elas têm impulsionado esse debate da sexualidade na formação de professores/as. A partir das análises empreendidas, foi possível perceber que embora a oferta de disciplinas seja mais significativa para as licenciaturas, somente em algumas o foco de discussão recai sobre a escola. Dentre os cursos de graduação, a pedagogia emergiu como o campo de saber privilegiado para as discussões da sexualidade, já que encontramos um número significativo de disciplinas sendo ministradas. Com relação às políticas educacionais, elas têm impulsionado o debate acerca da diversidade e da diferença, tornando-se pauta de debate nas ementas das disciplinas. Esses movimentos de análise nos currículos dos cursos de formação de professores/as possibilitaram-nos problematizar os deslocamentos que o dispositivo da sexualidade vem sofrendo na contemporaneidade.

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Publicado

2019-04-23

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Superior

Como Citar

A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e176870. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176870