Desigualdades educacionais e letramento

Autores

  • Marcos Antonio Batista da Silva Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra
  • Cleomar Azevedo Centro Universitário FIEO

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171299

Palavras-chave:

Letramento, Desigualdades educacionais, Relações étnico-raciais

Resumo

O objetivo deste estudo é revisar as produções científicas referentes a letramento que foram publicadas em artigos indexados em dois portais de periódicos, a saber: PePSIC e LILACS. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de busca eletrônica das publicações científicas indexadas, em cujo título constasse o descritor letramento, e abrange os artigos publicados no Brasil no período de 1995 a 2015. Os dados subsidiaram a elaboração de planilhas que facilitaram a sistematização das informações coletadas da bibliografia sobre letramento por meio de busca eletrônica. A proposta foi apreender quais assuntos e áreas do conhecimento têm ocupado com maior frequência essas publicações. Desse modo, discutiu-se o conceito de letramento, desigualdades educacionais e relações étnico-raciais. Adotaram-se aportes teóricos de autores contemporâneos sobre a temática, além da perspectiva da hermenêutica de profundidade (HP), de Thompson, como referencial metodológico. Os resultados indicam que as revistas foram principalmente das áreas de Educação, Psicologia, Geriatria, Ciências da Nutrição e Nefrologia, dando ênfase aos seguintes assuntos sobre letramento: contexto escolar (crianças, jovens e docentes), educação inclusiva no ambiente educacional e fora dele (idosos), letramento em saúde (hospitais) e letramento digital. Porém, não houve foco para as desigualdades sociais, em particular as ligadas às relações étnico-raciais. Indica-se que futuros estudos sobre letramento possam ser mais amplos, especialmente no que concerne à população negra e indígena na sociedade brasileira.

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Publicado

2019-04-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desigualdades educacionais e letramento. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e171299. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171299