O paralelismo corpo-mente em Spinoza

notações (im)pertinentes para a educação

Autores

  • Fernando Yonezawa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabio Hebert da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176074

Palavras-chave:

Paralelismo corpo-mente, Spinoza, Educação

Resumo

Este trabalho objetiva extrair da teoria do paralelismo entre corpo e mente existente na filosofia spinozana algumas notas reflexivas e críticas para o campo da educação. Para tanto, a metodologia baseia-se em estudos conceituais focados nas partes II e III da obra Ética. Realizando um mapeamento de seis concepções que formariam o paralelismo psicofísico, este texto circunscreve críticas ao paradigma educacional dominante, bem como levanta algumas possibilidades de transformação. Trazendo, por exemplo, as concepções de que o objeto das ideias da mente são primeiramente as afecções do corpo e de que, ainda assim, o paralelismo preserva a autonomia entre os atributos pensamento e extensão, pretende-se aqui traçar a notação crítica de que um processo educacional só pode ser potente quando considera com igual importância a força do intelecto e a força da sensibilidade corporal. Deste modo, descobrir-se-á que as aprendizagens não mais se direcionarão no sentido de privilegiar ideias abstratas em detrimento do corpo, mas constituirão estudos voltados também aos afetos. Por fim, concluir-se-á que uma pedagogia capaz de compreender o paralelismo entre corpo e pensamento irá considerar a força de potencialização mútua existente entre os dois atributos, de maneira a conceber a alegria e a ampliação de realidades como seus intentos maiores.

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Publicado

2019-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O paralelismo corpo-mente em Spinoza: notações (im)pertinentes para a educação. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e176074. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176074