Gastos com salários e desempenho em matemática

uma análise baseada nas escolas municipais de SBC

Autores

  • Fernando Vizotto Galvão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185770

Palavras-chave:

Gastos com educação, Desempenho escolar, Gastos no nível da escola, Recursos escolares

Resumo

Este trabalho explora a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. A análise da relação entre gastos e desempenho tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos com educação. Neste artigo, indicamos a importância da informação de gastos no nível da escola para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos gastos diretamente relacionados ao ensino e gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, foram exploradas as relações entre gastos por aluno e desempenho em matemática na Prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gastos com salários e desempenho em matemática: uma análise baseada nas escolas municipais de SBC. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e185770. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185770