Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita

Autores

  • Maria Isabel Festas Universidade de Coimbra
  • Maria José Prata Universidade de Coimbra
  • Albertina Lima de Oliveira Universidade de Coimbra
  • Feliciano Veiga Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430

Palavras-chave:

Envolvimento na escola, Composição escrita, Desempenho acadêmico

Resumo

O envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e183430. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430