Prática pedagógica na educação de surdos

o entrelaçamento das abordagens no contexto escolar

Autores

  • Claudia Regina Vieira Universidade Federal do ABC – UFABC
  • Karina Soledad Maldonado Molina Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179339

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Educação de surdos, Atividades escolares, Abordagens de Ensino

Resumo

Este artigo teórico busca construir o histórico da educação de surdos no Brasil. A partir da análise das abordagens de ensino: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo, discutemse práticas pedagógicas implementadas nas escolas nos diferentes momentos históricos. O mote desta discussão e análise são as orientações pedagógicas e, em específico, as atividades desenvolvidas em sala de aula. Ao pensarmos a educação de surdos e a implicação das abordagens nos diferentes períodos, não se pode construir um continuum linear e sequencial, mas uma existência diluída e difundida em graus diferenciados nos diversos períodos históricos. A divisão didática das três grandes abordagens não pode comprometer a compreensão deste objeto, tornando-a simplista. Os impactos para a educação de surdos das diferentes abordagens podem ser constatados no processo de escolarização desses estudantes. Destaque para o fato de que práticas caracterizadas por uma abordagem que, teoricamente, estaria no século XIX, estão presentes de forma efetiva em sala de aula e nas práticas pedagógicas, na relação professor–aluno e na representação social que ainda se tem do estudante surdo no espaço escolar.

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Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prática pedagógica na educação de surdos: o entrelaçamento das abordagens no contexto escolar. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e179339. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179339