Lógica dialética e educação

um estudo introdutório a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto

Autores

  • Breno Augusto da Costa Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188483

Palavras-chave:

Álvaro Vieira Pinto, Education, Professional and technological education, Coloniality, Dialectical logic

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições da lógica dialética à educação no âmbito do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. De acordo com o autor, lógica dialética e consciência crítica são indissociáveis e ambos os conceitos assumem relevância central em sua obra. Ao realizar o exame crítico e concreto de diferentes concepções filosóficas e fenômenos existenciais, tais como técnica, informação e trabalho, o pensador oferece fundamentos autênticos e rigorosos para refletir acerca de diferentes questões pertinentes ao contexto educacional. Neste trabalho, discute-se como esses fenômenos existenciais remetem à questão da dualidade educacional, a qual, de acordo com o filósofo, engendra e ao mesmo tempo é advinda dos antagonismos existentes entre as classes da sociedade. Para a superação da dualidade educacional, o autor aponta como proposta a educação integral. Discute-se também a questão da colonialidade no contexto da educação brasileira. Concluímos apontando a fecundidade dessas reflexões para a educação e a necessidade de estudos sistematizados que tratem da questão da dualidade educacional e da colonialidade no âmbito educacional brasileiro.

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Publicado

2019-05-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lógica dialética e educação: um estudo introdutório a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e188483. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188483