Determinantes do desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Rogério Severiano Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Giselle Bezerra Mesquita Dutra Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva
  • Paulo Henrique Nobre Parente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Lya Oliveira da Silva Souza Parente Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945199962

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Contexto escolar, Desempenho educacional, Institutos Federais do Brasil

Resumo

O objetivo do estudo é investigar em que medida os contextos determinam o desempenho dos Institutos Federais do Brasil no ENEM. Para a consecução do trabalho, optou-se por utilizar o ENEM como fonte de avaliação educacional, por apresentar características como funções somativa e proativa, de periodicidade pontual, com orientação a tomada de decisões, do tipo formal e de larga escala. O levantamento e a coleta de dados relativos aos contextos e aos desempenhos educacionais dos Institutos Federais do Brasil divulgados pelo INEP constituíram o conjunto amostral de 865 observações relativas aos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. O delineamento metodológico dispôs da aplicação de métodos univariados de medidas de tendência central e de dispersão, assim como de testes de comparação de médias amostrais; Teste t de Student para comparação de duas amostras; e Anova para comparação acima de duas amostras. Como principais achados da pesquisa, tem-se que a hipótese de que os contextos determinam diferenças significantes entre os desempenhos dos Institutos Federais do Brasil foi confirmada para os contextos regionais, para o espaço geográfico e para o perfil socioeconômico discente. Quanto ao contexto relativo ao porte escolar, mesmo não apresentando diferenças significativas de desempenho evidenciadas pelos testes, as áreas do conhecimento em Ciências Humanas e Redação apresentaram indícios de superioridade nos Institutos Federias de menor porte; já em Matemática e suas Tecnologias, o teste apresentou diferenças significativas, com desempenho superior nos Institutos de maior porte escolar. Outro achado da pesquisa foi a identificação do perfil dos Institutos Federais participantes do ENEM, o que foi fortemente percebido na zona urbana das regiões Nordeste e Sudeste, que apresentaram elevado quantitativo de alunos de classe média matriculados.

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

Dutra, R. S., Dutra, G. B. M., Parente, P. H. N., & Parente, L. O. da S. S. (2019). Determinantes do desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio. Educação E Pesquisa, 45, e199962. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945199962

Edição

Seção

Artigos