Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros

Autores

  • Luís Filipe Barbeiro Universidade de Coimbra. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Leiria/Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada https://orcid.org/0000-0001-5798-2904

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Pedagogia de base genológica, Reescrita

Resumo

O presente estudo incide sobre a estratégia de reescrita de outro texto, enquanto instrumento promotor da aprendizagem da própria escrita. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento das potencialidades e limitações de diferentes estratégias para estabelecer a relação entre a leitura e a escrita, por meio da reescrita. O estudo coloca em foco uma estratégia específica, integrada na pedagogia baseada em gêneros ou pedagogia de base genológica. Esta perspectiva atribui à leitura e à reescrita a partir de outros textos um papel fundamental para a aprendizagem da escrita. O presente estudo analisa a reescrita de textos narrativos por alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, realizada no âmbito do programa de base genológica Reading to Learn (Ler para Aprender), em comparação com a reescrita dos mesmos textos por alunos que não participaram no programa. Os resultados mostram um contraste significativo entre os dois grupos. Este manifesta-se por um maior nível de especificidade nos textos reescritos pelos alunos participantes no programa. No caso dos restantes alunos, as reescritas adotam uma maior generalização, pautada pela sucessão dos eventos mais marcantes do fio narrativo. A conclusão e implicações apontam para a necessidade de não limitar a reescrita a esse fluxo narrativo, mas de instruir os alunos para possibilidades que promovam a apropriação dos recursos léxico-gramaticais.

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Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros. (2021). Educação E Pesquisa, 46, e218410. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410