A questão da cidadania sob o olhar dos indígenas na Terra Indígena Cobra Grande, Santarém/PA
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226019Palavras-chave:
Povos indígenas, Cidadania, Vida em comunidade, Preservação da cultura e tradiçõesResumo
Este artigo discute a questão da cidadania sob o olhar de indígenas da Terra Indígena Cobra Grande (TICG) que participam de um curso de formação de professores. A questão investigada é como indígenas, bastante transpassados pela cultura do kariwa, e tendo de a todo instante lutar por seus direitos, inclusive o de permanecer indígena, veem a questão da cidadania. O objetivo do estudo foi identificar o que os indígenas da TICG entendem pela palavra cidadania e como percebem o exercício da mesma no dia a dia das aldeias. Metodologicamente a pesquisa se encaixa como estudo de caso do tipo etnográfico em educação, sem, no entanto, se reduzir totalmente ao método, pois investigamos, a partir de um processo participativo no qual os interlocutores foram também pesquisadores. O processo de pesquisa envolveu discussões preliminares, elaboração, aplicação e avaliação de projetos de ação e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os indígenas estão preocupados com o impacto do contato dos indígenas da TICG com a cultura do kariwa e as consequências deste contato para a forma de ser e viver indígena. A pesquisa revelou ainda que eles têm consciência de seus direitos e entendem a cidadania tanto no binômio direito-dever, quanto como instrumento de luta pela preservação da cultura e tradições das aldeias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.