Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147220814

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Orientação pedagógica, Ensino superior

Resumo

O artigo centra-se no estudo dos processos de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, em particular no que diz respeito à vertente de ensino. Visando a captar diferentes perfis de orientação pedagógica num grupo de docentes de três escolas superiores de educação da zona geográfica de Lisboa e Vale do Tejo em Portugal e, simultaneamente, perceber que fatores (endógenos e exógenos) contribuem para um maior afastamento ou uma maior aproximação a um perfil pedagógico orientado para a aprendizagem, a pesquisa partiu de entrevistas e de revisão bibliográfica para construir um questionário com três escalas, a saber: níveis de implicação e compromisso pessoal com a profissão, preocupações docentes e fatores de mudança. Os resultados revelam a presença de perfis de orientação pedagógica distintos, sendo que um grupo evidencia um estádio de desenvolvimento profissional mais inicial, com preocupações essencialmente centradas em si e na proficiência científica; outro, com maior grau de desenvolvimento, orienta-se hegemonicamente para o aluno e para a aprendizagem; e ainda um outro sem foco dominante, aparentemente reunindo docentes dominados pelas exigências da carreira, particularmente com as imposições na vertente de investigação e produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Almeida, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Marta Almeida é doutora em educação pela Universidade de Lisboa, membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), exercendo a sua atividade como docente e pesquisadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Almeida, M. . (2021). Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior. Educação E Pesquisa, 47, 1-20. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147220814

Edição

Seção

Artigos