Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147225968Palavras-chave:
Inserção profissional, Professores iniciantes, Pibid, Formação de professoresResumo
Discute sobre a formação de professores egressos de programa de iniciação à docência em seus primeiros anos de inserção no magistério. Parte-se do argumento de que, em geral, professores mais amplamente preparados e certificados são mais bem-sucedidos na tarefa de ensinar, instigando questionamentos sobre como docentes iniciantes, egressos de oportunidades diferenciadas de aprendizagem durante a formação inicial, vivenciam os primeiros anos de magistério. A análise recorre a dados sobre inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência, precisamente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Ceará. A metodologia envolveu a realização de uma pesquisa de levantamento com 263 egressos do PIBID de duas Instituições de Ensino Superior (IES) cearenses. São jovens adultos com socialização pré-profissional, com aprendizagens constituídas em trajetória de escolarização marcada por experiência curricular na rede pública. O efetivo exercício da docência predomina entre os investigados (75,6%). A participação no PIBID proporcionou aos egressos deste ensaio, durante a formação inicial e a inserção na carreira, um defrontar-se mais construtivo em relação aos dilemas do ofício, fornecendo elementos para se reconhecerem capazes de enfrentar desafios. Predomina entre eles intensa identificação com o magistério, exceto por um reduzido grupo, que descobre, com essa experiência e a vivência dos primeiros anos de docência, que prefere investir esforços em uma profissão que lhe garanta retorno mais vantajoso. Mesmo ante as adversidades inerentes às demandas do trabalho, eles se declaram mais bem preparados para encarar os dilemas dos primeiros anos de magistério.
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