O debate sobre a democratização da educação pública e a tese da gestão democrática radical da escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222657Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Democracia, Democratização da política educacional, Gestão democrática da educação públicaResumo
Ante o extenso acúmulo de interpretações sobre gestão democrática da educação no Brasil, objetiva-se aqui apresentar uma proposta teórico-metodológica de gestão que garanta a indissociabilidade analítica entre política e economia, na qual a socialização do poder constitui mediação nuclear. Tomando por base a produção intelectual de onze principais autores de referência sobre gestão democrática no país – mais utilizados por pesquisadores que se debruçaram na temática nos últimos anos – identificaram-se tendências teórico-políticas que, do período de transição da Constituinte na década de 1980 aos dias atuais, vêm norteando as reflexões a respeito do objeto. Os resultados do estudo revelam na bibliografia pesquisada a necessidade de maior aprofundamento no que tange ao processo de solidificação de um projeto educacional antagônico, articulado com o movimento de superação da ordem capitalista. A emersão de um novo modo de produção e reprodução social que possibilite a formação intelecto-cultural integral do ser humano exige, imediatamente, o acirramento da luta pela socialização do poder político-econômico. Nesse sentido, ao tomar como partida o ponto máximo alcançado nas sínteses e antíteses anteriores e por meio da exploração de suas contradições, a tese da gestão democrática radial busca fornecer mediações indispensáveis aos processos que apontem para um projeto educacional alternativo de ruptura com o capitalismo e não limitado às ideias hegemônicas de democracia burguesa. Trata-se de uma gestão que se oriente por uma dimensão política inalcançável nesta sociedade, mas que valha de referência teleológica aos processos coletivos de crítica, dilatação e superação da gestão democrática atualmente possível na ordem do capital.
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