Gramsci, educação e escola unitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099

Palavras-chave:

Antonio Gramsci (1891-1937), Escola unitária, Fundamentos da educação, Marxismo originário

Resumo

Este artigo é produto de pesquisa sobre fundamentos da educação e apresenta os resultados de investigações sobre as contribuições de Antonio Gramsci (1891-1937). Este texto dá sequência a outras publicações sobre aspectos específicos do legado do autor italiano, mas aqui sintetizando as formulações que produziu, especificamente, sobre educação e escola, com vistas a averiguar sua identidade teórico-metodológica. Na primeira parte do texto, encontram-se dados biográficos e as especificidades dos escritos de Gramsci, e em seguida, há a explicitação de sua concepção de ser humano, para melhor compreender a principal contribuição que deixou sobre o nível básico de ensino: a escola unitária, apresentada na parte final da estrutura textual. A metodologia empregada foi a da pesquisa bibliográfica, que se desenvolveu principalmente pela análise dos cadernos miscelâneos e especiais de Gramsci, particularmente o 1 e o 4, e o 12 e o 22, porque são nesses escritos da maturidade que o comunista italiano mais detidamente tratou de educação e de escola. Além dos “cadernos do cárcere” e de cartas de Gramsci, textos de destacados comentadores também foram averiguados, com o objetivo de bem detectar a concepção do autor em questão sobre a escola básica. A conclusão é que as formulações sobre educação e escola apresentadas são expressões atualizadas do legado do marxismo originário e, portanto, não podem ser confundidas com concepções liberais, que implicaram propostas educacionais estranhas à escola unitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos

Marcos Francisco Martins is an associate professor at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, Philosophy graduate, Master and Doctor in Education, leader of the Research Group on Theories and Fundamentals of Education (GPTeFE) and PQ-CNPq.

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Martins, M. F. (2021). Gramsci, educação e escola unitária. Educação E Pesquisa, 47, 1-18. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099

Edição

Seção

Artigos