Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046002002

Palavras-chave:

História da educação, História transnacional, História do afeto e da emoção, UNESCO, International Standing Conference for the History of Education (ISCHE)

Resumo

Professor Titular de Estudos em Política Cultural e Educacional na Escola de Educação da Universidade Loyola em Chicago (EUA), Noah W. Sobe é especialista em história da educação, história comparada e educação internacional. Suas pesquisas examinam a circulação global de políticas e práticas educacionais com ênfase particular nas maneiras pelas quais as escolas funcionam como locais de resistência à imposição cultural a pessoas, povos, sociedades e mundos. Interessa-se também por metodologias de pesquisa em educação comparada, especificamente interrogando-se como as noções de contexto, nação, transnacional e globalização/global podem ser reconceitualizadas. Por fim, dedica-se ainda à história do afeto e da emoção na educação, com foco na história do tédio na escola. Sua formação e trânsito na arena educativa, bem como as escolhas teóricas e metodológicas são abordadas nesta entrevista, que se estende ainda sobre as relações tramadas com pesquisadores brasileiros associados à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), à Faculdade de Educação e ao Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e explora suas atuais atribuições como Oficial Sênior de Projeto no programa de Pesquisa e Prospecção em Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) junto à iniciativa Futures of Education: Learning to Become (“Futuros da Educação: Aprendendo a se Tornar”). A reflexão abrange também os efeitos da COVID-19 no cenário educativo internacional. Em seu conjunto, o diálogo entabulado oferece ao leitor um leque instigante e atual de problematizações, dentre as quais a inquietante afirmação feita por Noah Sobe de que o “futuro é um fato cultural”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-7. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046002002