Educação patrimonial no ensino formal: consciência e participação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219255%20

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Arte, Patrimônio cultural, Pinturas murais

Resumo

O artigo decorre de uma pesquisa qualitativa sobre as pinturas murais do artista plástico Luiz Carlos da Silva, conhecido como Luiz Si, em 21 escolas municipais de Joinville, realizadas durante processo educacional previsto no projeto O Artista na Educação, idealizado e executado pelo próprio artista, entre os anos de 1996 a 2009. As pinturas, de grande porte, destacam-se em seu valor representativo por incluir às paisagens figuras que referenciam a cultura local. Seu valor representativo também diz respeito à ação socioeducativa promovida pelo artista, que objetivava dar acessibilidade às artes para comunidades periféricas. A situação material em que os murais se encontram na atualidade revela questões referentes ao patrimônio cultural e ao entendimento que as comunidades escolares têm sobre o seu valor, os conceitos que os envolvem e sua legitimação. Indicam também a falta de consciência dos indivíduos sociais no que diz respeito aos valores culturais que as manifestações populares representam na construção da cultura local e do país, cuja participação torna-se fundamental na legitimação do bem cultural que revela sua identidade e suas memórias, de acordo com os estudos atuais referentes ao patrimônio cultural. A pesquisa trabalhou com base teórica, levantamento e análise documental, investigação de campo e entrevistas com pessoas envolvidas no projeto do artista.

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Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação patrimonial no ensino formal: consciência e participação cidadã. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-21. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219255