Uma análise de orientações sobre revisão e reescrita de textos científicos no universo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225576

Palavras-chave:

Revisão e reescrita, Ensino, Escrita acadêmico-científica, Universo digital, Blogs e sites, Digital universe, Blogs and websites

Resumo

Ao considerar o amplo alcance e a facilidade do acesso que o universo digital possibilita na propagação de ideias e conteúdos, bem como a necessidade de examinar a credibilidade e a qualidade de conteúdos com viés educativo e/ou instrutivo que são veiculados nas práticas comunicativas desse universo, este trabalho investiga o tratamento dado à revisão e à reescrita de textos científicos em sites e blogs nacionais que abordam a escrita acadêmico-científica. Fundamentado em trabalhos situados dentro de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem articulada ao ensino da produção textual (GERALDI, 1997; ANTUNES, 2003; GARCEZ, 2010; SUASSUNA, 2011) e em estudos que abordam a escrita de textos acadêmico-científicos (RUSSEL, 2009; NAVARRO, 2014; CARLINO, 2017), este artigo realiza uma análise de natureza interpretativa e de base qualitativa de um corpus constituído por 40 textos com conteúdo a respeito da produção de artigos científicos e monografias coletados em sites e blogs como enago, Ciência prática, Lendo.org, Monografia urgente e TCC pronto. A análise aponta que a maioria dos sites e blogs investigados contemplam, de maneira precária e restrita, aspectos implicados na prática de escrever e reescrever textos científicos, contribuindo, assim, para produzir uma imagem fragmentada do que é efetivamente a atividade de produção de textos acadêmico-científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma análise de orientações sobre revisão e reescrita de textos científicos no universo digital. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-19. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225576