Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218507%20

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Governança, Desenvolvimento humano

Resumo

Caderno Educação em Direitos Humanos ( CEDH ) indica que confia nos processos de governança para solucionar uma parte expressiva dos problemas educacionais. Essa convicção é muito semelhante à que tem sido externada também por diversos organismos internacionais, lideranças políticas, governantes e organizações da sociedade civil. A esses agentes caberia a tarefa de compor uma rede de ações e de procedimentos para expandir uma forma de educação capaz de transformar as pessoas em sujeitos de direitos e em indivíduos dotados da capacidade de impulsionar mudanças expressivas em sua vida e na vida dos demais indivíduos que vivem ao seu redor. Por meio de uma pesquisa documental histórico-hermenêutica concluiu-se que as prescrições, postas no CEDH, para trabalhar os princípios que orientam as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos , têm similaridades com as sugestões de geração de políticas de enlaçamento de diversos agentes, postas nos Relatórios do Desenvolvimento Humano do PNUD e nos Relatórios de Monitoramento Global das Metas de Educação para Todos , da UNESCO.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-18. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218507