O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224847

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Survey bibliográfico

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Em 2015 o GT produziu e divulgou um grande levantamento de dados de diferentes regiões do Brasil com o intuito de construir um retrato nacional do campo da psicanálise e educação. Tal esforço, que é fruto de outros movimentos semelhantes na área, propiciou uma fotografia das investigações, assim como das metodologias utilizadas pelos diferentes Núcleos e Laboratórios de pesquisas envolvidos com a temática nas diversas regiões do país. Buscando dar continuidade aos estudos mais expressivos acerca do tema supracitado, nossos objetivos são: traçar um panorama da produção acadêmica de psicanálise e educação no Rio Grande do Sul tomando como recorte o período de janeiro de 2000 a agosto de 2016; identificar e problematizar os principais eixos teóricos pesquisados no campo; organizar e potencializar articulações entre os diferentes pesquisadores da área. Para isso, utilizamo-nos do survey bibliográfico como estratégia metodológica no processo de elaboração do levantamento da produção acadêmica. Entendemos que seja relevante aprofundar a perfilação do campo da psicanálise e educação no Rio Grande do Sul, pois essa região esteve implicada em diferentes ondas de produção ao longo do tempo. Com os esforços realizados, almejamos propiciar uma maior sinergia de trabalho entre os pesquisadores do campo, compreender os rumos futuros da área, facilitar trocas entre as temáticas, pensar a ampliação do campo com mais densidade, retratar os caminhos metodológicos e alcançar uma melhoria da qualidade das pesquisas.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016). (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-15. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224847