Ética e corpo: a relação silenciada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222905%20

Palavras-chave:

Corpo, Ética, Estética, Shusterman

Resumo

O texto, de caráter ensaístico, investiga as razões da negação ou do silêncio do corpo na ética, tendo como contextualização do problema a tradição platônica, cartesiana e cristã e sua interpretação do ser humano como um duplo corpo-alma, que prioriza a consciência de si e reafirma a fundamentação racional da ética. A partir do século XIX, sob o influxo das tendências filosóficas de aspiração à vida, tem início a revisão do entendimento do corpo. Na sequência, apresenta-se a tese de Shusterman de que a rejeição do corpo na ética se deve à força de sua ambiguidade fundamental e se analisam diferentes expressões dessa ambiguidade inscritas no modo como o corpo as experiencia. Uma visão unificada de corpo e mente, como propõem Espinosa e Damásio, reconhece que consciência e emoção não são separadas e que uma consideração do corpo é decisiva para o cuidado de si e para a atenção aos outros. Por fim, argumenta-se que a estética pode operar em favor do corpóreo na ética, em especial para a ética na educação, pelo trabalho das emoções e sentimentos, pois decisões éticas evocam de maneira consistente experiências intelectuais, mas também emocionais, cuja base é corpórea. A literatura, pela experiência estética que provoca, apresenta condições especiais para narrar a complexidade envolvida na vida ética e trabalhar emoções e sentimentos, como se observa na obra A morte de Virgílio , de Hermann Broch.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nadja Hermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Nadja Hermann é graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorou-se em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da educação da UFRGS.

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ética e corpo: a relação silenciada. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-15. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222905