Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227954Resumo
No cenário das Instituições de Ensino Superior brasileiras, as justificativas para evasão ou permanência discente variam de acordo com a instituição e os cursos, dadas as suas peculiaridades, bem como as de seus estudantes. Entretanto, ainda são escassos os estudos e ações governamentais acerca da evasão escolar, o que mostra a falta de inovação acerca desse tema. Assim, o objetivo geral do presente trabalho consiste em avaliar a percepção de egressos e evadidos acerca dos cursos de graduação das áreas de Ciências Agrárias e de Humanidades dos Campi Experimentais da UNESP. Especificamente, pretende-se evidenciar um procedimento metodológico que possa identificar quais elementos pontuais têm influenciado na tomada de decisão dos discentes de evadirem ou de permanecerem nos referidos cursos. Para tanto, foi feito um levantamento (survey), por meio de questionário estruturado com 40 sentenças de múltipla escolha, que foi aplicado por e-mail e pelas redes sociais a uma amostra probabilística composta por 243 respondentes. Por fim, a técnica multivariada de análise de clusters associada a testes de hipóteses não paramétricos foi utilizada para verificar a existência de diferença entre as percepções de egressos e evadidos que indicasse influência em sua decisão. Os resultados mostraram que, de maneira geral, egressos e evadidos apresentam percepções positivas quanto ao curso escolhido, bem como com respeito às condições de infraestrutura geral dos campi. Para dois cursos, um em cada área, foram observadas diferenças significativas entre as percepções de egressos e evadidos, sendo que principalmente características intrínsecas relacionadas aos discentes e ao seu bem-estar, tais como, identificação com o curso; motivação ou persistência para concretizar os objetivos; saúde e estabilidade pessoal e/ou familiar; e integração socioacadêmica com outros discentes foram as que interferiram direta ou indiretamente na tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.