Meio ambiente como um valor cosmopolita: uma análise sócio-histórica comparada no currículo escolar de biologia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230058Palavras-chave:
Currículo, Educação comparada, Meio ambienteResumo
O trabalho apresenta uma proposta de análise baseada em teorizações a respeito de sistemas comparados de razão, cosmopolitismo e história das disciplinas escolares, na qual se busca entender como determinados objetos se tornam passíveis de reflexão e ação no currículo escolar em uma perspectiva internacional. Comparando-se aspectos históricos do ensino de Biologia no Brasil e na Alemanha, discute-se como o meio ambiente vem constituindo-se como um valor cosmopolita no currículo escolar dessa disciplina. Em termos teórico-metodológicos, documentos curriculares e livros didáticos são tratados como fontes históricas e sua análise articula-se com resultados da revisão de literatura, evidenciando como diferentes organizações culturais cruzam-se para dar inteligibilidade a esse objeto no tempo presente. As análises indicam um processo transnacional de hegemonização do valor meio ambiente de macrotendência pragmática, relacionado ao conceito de educação para o desenvolvimento sustentável. Essa tendência é atravessada pelas tradições curriculares de ensino de diversas formas, assim como pelas questões locais de cada país ligadas à história dessa disciplina escolar. Na Alemanha, as hibridizações referem-se, sobretudo, a um predomínio da macrotendência pragmática, pontuado por elementos críticos. Já no Brasil, as macrotendências transnacionais hibridizam-se com características locais principalmente por meio do desenvolvimento acadêmico do campo da Educação Ambiental e suas diferentes correntes, além de aproximações com movimentos ambientais e sociais. O trabalho evidencia como tal proposta de análise amplia as potencialidades de articulação entre estudos curriculares e educação comparada, principalmente no sentido do questionamento de consensos internacionais cosmopolitas considerados universais e transcendentais acerca do ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.