Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico

Autores

  • Débora C. Piotto Universidade de São Paulo
  • Maria Alice Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100302

Palavras-chave:

Capital cultural, Desigualdades escolares; Pesquisa educacional, Pesquisa educacional

Resumo

O texto apresenta o artigo “Capital cultural e reprodução escolar: uma revisão crítica”, de autoria de Hugues Draelants e Magali Ballatore, professores da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, traduzido pelas autoras. Seu objetivo é explicitar os motivos pelos quais consideramos importante sua difusão no meio educacional brasileiro. O artigo realiza um balanço crítico da contribuição do conceito de capital cultural, com a finalidade de avaliar sua pertinência para a compreensão dos processos contemporâneos de reprodução social por meio da educação escolar. Para isso, seus autores propõem uma discussão sobre a definição do conceito de capital cultural e sobre sua rentabilidade escolar atual. Eles discutem, também, a importância crescente de outros tipos de capital, como o econômico e o social e colocam em relevo a questão de sua conversão em capital cultural. Considerando que tão importante quanto as conclusões às quais Draelants e Ballatore chegaram foi o caminho percorrido até elas, o texto traz alguns destaques do artigo, na intenção não de resumir ou simplificar a riqueza da discussão empreendida, mas, antes, de fazer um convite à sua leitura.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e470100301. https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100302