O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228938Palavras-chave:
Educação de adultos, Intervenção comunitária, Envelhecimento bem-sucedidoResumo
No âmbito de uma concepção de educação permanente e comunitária, ou educação ao longo da vida, o nosso ensaio propõe-se evidenciar a importância da educação de adultos na promoção do envelhecimento bem-sucedido, com base em um projeto de investigação/intervenção concretizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no norte de Portugal. O projeto integrou um grupo de vinte e cinco adultos em processo de aposentadoria e pré-aposentadoria com idades compreendidas entre os cinquenta e seis e setenta e cinco anos. Compreendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção mais adequado a este projeto era o qualitativo, interpretativo hermenêutico e a investigação-ação participativa, enquanto promotora da participação e motivação de todos os agentes sociais, evidenciou-se como a metodologia mais adequada para o seu desenvolvimento. Considerando os interesses, necessidades e potencialidades dos participantes, a intervenção decorreu por meio da implementação de três oficinas: Informática; Pedagógica e Vida Saudável; e Temática, onde foram desenvolvidas atividades com base em metodologias ativas e participativas que permitiram estimular uma participação voluntária e efetiva, proporcionando momentos de aprendizagem, convívio e lazer, transformando o cotidiano dos participantes. O projeto destaca o processo de intervenção educativa com adultos idosos e evidencia resultados positivos ao nível das aprendizagens, do relacionamento interpessoal e aumento do bem-estar, apontando para a premência da implementação generalizada da educação na terceira idade com vista à promoção de um envelhecimento bem-sucedido.
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