Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais

Autores

  • Claudio Díaz Larenas Universidad de Concepción
  • Nicolás Acuña Boero Universidad de Concepción
  • Barbara Ravanal Rodríguez Universidad de Concepción
  • Ignacio Riffo Sánchez Universidad de Concepción

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226529

Palavras-chave:

Avaliação, Ansiedade, Percepções, Pais, Alunos

Resumo

O presente estudo analisa as percepções de alunos e pais chilenos sobre avaliação da língua inglesa. Trezentos e cinquenta e dois alunos de 2° ano do ensino medio no Chile foram pesquisados usando o inventário das tarefas de avaliação, a escala do entorno de avaliação percebida na aula e o teste de escala de ansiedade para medir suas percepções sobre a avaliação na disciplica de língua inglesa. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada para capturar as percepções de setenta e quatro pais sobre o inglês e a maneira como seus filhos são avaliados na disciplina. Os dados quantitativos foram analisados pelo Coeficiente de Correlação de Pearson para medir a força do relacionamento dos escores nas três escalas, e os dados qualitativos foram categorizados por meio da análise de conteúdo e frequência. Os resultados sugerem que as subescalas das três pesquisas mantêm relações estatisticamente significativas e os alunos sentem que um ambiente de avaliação orientado à aprendizagem é mais benéfico para eles do que um orientado ao desempenho. O primeiro é um tipo de ambiente que favorece a aprendizagem e o domínio dos materiais de parte dos alunos, enquanto o segundo é um tipo de ambiente alinhado às práticas de avaliação em sala de aula que enfatizam a importância das qualificações sobre o aprendizado. Os resultados qualitativos também sugerem que os pais têm uma percepção positiva do idioma inglês e acreditam que é útil para a vida de seus filhos, embora eles mesmos possam achar difícil o aprendizado do idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Larenas, C. D. ., Boero, N. A. ., Rodríguez, B. R., & Sánchez, I. R. . (2021). Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais. Educação E Pesquisa, 47. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226529

Edição

Seção

Artigos