Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964)

Autores

  • Adriana Santiago Rosa Dantas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227795

Palavras-chave:

Escolas privadas, Escolas públicas, Periferias, Expansão escolar, Relações raciais

Resumo

Este artigo tem como tema a expansão das escolas públicas e privadas da periferia leste de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa originária que resultou neste texto teve como objeto a expansão da escola privada na Zona Leste de São Paulo, cuja hipótese inicial era de que tal expansão não era um fenômeno recente do novo milênio, mas que aconteceria desde o século XX. Hipótese comprovada, os dados demonstram que a expansão privada foi concomitante com a formação da periferia leste. Para tanto foram produzidos mapas desta expansão no tempo e no espaço, a partir de dados quantitativos das escolas públicas e privadas da Zona Leste de São Paulo fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). A técnica utilizada para a elaboração dos mapas foi o georreferenciamento. A análise foi realizada a partir da releitura da literatura sobre educação e periferia, considerando as relações raciais para discutir o crescimento das escolas públicas e privadas. A investigação permitiu concluir que a expansão da escola privada esteve presente durante a formação da periferia leste, além de confirmar a participação popular na contribuição da expansão da escola pública na região.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964). (2021). Educação E Pesquisa, 47, e227795. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227795