O transnacional na história da educação

Autores

  • Vera Eugenia Roldán Cinvestav
  • Eckhardt Fuchs Technical University Braunschweig

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301trad

Palavras-chave:

História da educação, História transnacional, Educação internacional, História dos conceitos, Transferência cultural

Resumo

Este artigo discute pesquisas recentes em história transnacional da educação com ênfase nas categorias centrais com base nas quais os objetos de estudo são construídos. Orientados pela história dos conceitos e pela semântica histórica, traçamos, primeiramente, a emergência do campo da história transnacional da educação, na confluência entre o conceito historicamente formado de educação internacional e o projeto de pesquisa transnacional nas ciências históricas. Em seguida, apresentamos uma visão geral das tendências recentes nesse campo específico, considerando áreas de estudo e abordagens teórico-metodológicas. Argumentamos que a construção histórica do transnacional tem influência nos modos pelos quais formulamos nossas questões de pesquisa, e lançamos um convite a continuar esta autorreflexão sobre outros conceitos e categorias em história da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

O transnacional na história da educação. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e470100301trad. https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301trad